A mensagem contida no Gênesis (que quer dizer origem) é basicamente, a seguinte:

- O Criador fez o mundo e o homem muito bons, mas o pecado estragou a obra de Deus (Caim, Dilúvio, torre de Babel); por isso Deus separa um homem e sua descendência para serem os depositários (guardiões) da esperança de um Messias Salvador.

O livro do Gênesis compreende duas partes: Gn 1-11 e 12-50. A primeira é chamada pré-história bíblica, pois são acontecimentos anteriores à história do povo de Deus, que começa no capítulo 12 com Abraão. Tudo o que precede Gn 12 pretende contextualizar a Aliança, ou seja, explicar porque Deus quis chamar Abraão e fazer-lhe promessas, de forma gratuita e unilateral.

Gn 1-11 relata a criação do universo e do homem, a queda original e suas consequências, e a perversidade crescente, castigada pelo dilúvio. A partir de Noé, a terra se repovoa, e a segunda parte do Gênesis conta a história dos antepassados, mediante os quais Deus vai realizando a preparação do Messias: Abraão, Isaque, Jacó e seus doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel, a história de José.

Abraão é o homem da fé, cuja obediência (em oposição à desobediência dos primeiros pais, Adão e Eva) é recompensada por Deus com uma numerosa descendência, a quem prometeu a Terra Santa (Gn 12,1-25,18).

Jacó é o homem da astúcia, que foi preferido por Deus desde antes de seu nascimento a seu irmão Esaú, de quem roubou a bênção de seu pai Isaque. Deus renova com Jacó, a quem dá o nome de Israel, as promessas da aliança concedida a Abraão (Gn 25,19-36,43).

José é o homem sábio cuja fé e virtude é recompensada pela Providência Divina.

O livro do Gênesis é o princípio da mensagem revelada, apresentando os temas da eleição, da promessa e da aliança, que estarão presentes durante todo o Antigo Testamento. Da leitura aprendemos que Deus escolheu o seu povo, fez-lhe promessas gratuitamente e recompensa aqueles que nEle confiam.

_________
NOTAS: Fontes: Catecismo da Igreja Católica; Bíblia de Jerusalém; Curso Bíblico – Escola Mater Ecclesiae – Pe. Estêvão Bettencourt OSB.
https://www.veritatis.com.br/catequese-sobre-o-livro-do-genesis/